sábado, 27 de abril de 2013

Eu Tenho Fé



            Tenho pedido a Deus mais fé. Em Lucas 17: 5 os apóstolos pediram que Deus aumentasse a fé deles. Eu sempre imaginei que a fé, como semente, pudesse crescer. Mas ao ler o texto mais algumas vezes percebi que não foi o que Cristo disse. Ele não disse “Se vocês começarem com uma fé do tamanho de uma semente de mostarda...” Ou algo semelhante às comparações do reino, que quando cresce serve de repouso para aves (Lucas 13: 18, 19). Aliás, em Lucas Cristo traz a mesma semente, de mostarda, para mostrar o reino dos céus e fé; mas somente no reino dos céus é que a semente cresce. Por quê?
            Então, dias desses, trabalhando e pensando nisso, o Espírito me chamou a atenção para uma coisa: Em Hebreus 11: 6 está escrito que “aqueles que buscam a Deus devem crer que ele existe e é galardoador daqueles o buscam...” A questão é: ninguém busca a Deus se não tiver fé, pois os que não creem buscam outras opções, outros deuses. Mas o que se aproximam dele o fazem porque tem fé. Ter fé é a convicção das coisas que não se veem e esperança daquilo que ainda não veio (11: 1). Ou seja, basta a fé. A achemos grande ou pequena, não importa, desde que se achegue a Deus. Então entendi uma coisa: fé é semente que cria raízes, porque o que cresce é o reino dos céus na minha vida!
            Ter muita fé significa simplesmente que confiamos em Deus pela sua palavra. Quando os discípulos eram repreendidos por ter pouca fé era somente quando eles olhavam a situação em si e não a Cristo. Pedro, enquanto olhava a Cristo, aumentava a sua confiança e andava sobre as águas, mas a partir do momento que desviou sua atenção para o vento ou as ondas, começou a afundar (Mateus 14: 28,29,30). O que deve aumentar é a nossa confiança em Deus. Isso não significa que o que eu pedir com muita fé vai acontecer ou crescer, mas se eu depositar em Deus esta fé, o seu reino crescerá, e descansarei Nele, não no meu pedido.
            Eu sei. Isso vai contra muitas coisas que são ensinadas por muitos. Mas pense: porque Jesus, ao comparar o reino dos céus, a sua palavra como semente cresce, mas com a fé fala que é do tamanho real que ela opera? Porque a semente da fé não cresce (Mateus 17: 20)?
            Existe uma lógica espiritual nisso: a glória de Deus. Se tudo que eu pedir, simplesmente acontecer, vou parar de confiar em Deus e me acharei suficiente. Mas quando minhas petições ficam em Deus, significa uma troca: eu deposito confiança na sua palavra, e ela, por sua vez, cresce, multiplica, frutifica! Então, como o passar do tempo, aprenderei o principio real de comunhão com Deus: confiança. Porque você acha que Abraão foi justificado pela fé? Porque ele confiou em Deus e na sua palavra. Não nos seus desejos, no seu querer.
            Então entendo que crescer na fé significa que minha confiança em Deus me faz forte em Deus, e não na minha fé em si (Tiago 4:7). Ir contra as hostes somente com fé me fará ser destruído. Minha fé é escudo (Efésios 6: 16) exatamente porque representa nossa confiança, tanto é que a espada, que realmente fere o inimigo, é a palavra usada pelo Espírito de Deus (Efésios 6: 17).
            Amados, temos que parar com essa história de querer aumentar nossa fé através de panos ungidos, águas e outras coisas. Fé, fora de Deus, é idolatria. Creio que muitos dos artifícios usados por muitas igrejas disfarçam uma realidade triste: as pessoas não querem ter fé em Deus, e sim, nas suas petições e desejos. Isso se chama confissão positiva, a’lá O Segredo. A própria palavra ensina que fé vem pelo ouvir a palavra de Deus (Romanos 10: 17). Qualquer fé que seja depositada em outro lugar é vazia e demoníaca.
            Se quisermos fé genuína, devemos entender que nosso papel é apenas semeá-la na palavra. Cada vez que abrimos as escrituras, é como se Cristo estivesse dizendo: Eis a semente. Confie. Apenas confie. Entregue os teus pedidos a Deus e confie. A promessa das escrituras é ele guardará a nossa esperança, os nossos sentimentos, em Cristo Jesus (Filipenses 4: 6,7).
           
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com temperança e mansidão. Se de alguma forma não concordar com alguma coisa, ou verificar algum erro ou discordância com a Bíblia, esteja livre para comentar. O Objetivo deste blog é simplesmente compartilhar com os irmãos em Cristo sobre a necessidade da genuína transformação através da Palavra de Deus. Por isso, vigie, não use palavras de baixo calão, acima de tudo, que seja sempre para edificação